Transposição do Rio São Francisco: importância na agricultura

Boletim de Tendências calendar_month

Quase pronta, a obra de transposição do Rio São Francisco, o Velho Chico, é um projeto muito antigo no âmbito da engenharia brasileira. Com ela, é possível levar água a 12 milhões de habitantes de 390 municípios inseridos no agreste e no sertão do Brasil, a partir da instalação de canais e sistemas de bombeamento. 

Para os agricultores dessas regiões, essa é uma necessidade de suma importância, pois oferece maior garantia hídrica, culturas mais rentáveis, novas alternativas de plantio, entre outros benefícios. Há, no entanto, os desafios, como os impactos ambientais da obra e a competição local pelo recurso hídrico.

 

Transposição do Rio São Francisco como oportunidade de renda no campo

Os especialistas do Sebrae observam que com essa obra os municípios impactados poderão realizar suas produções agrícolas com mais regularidade e planejamento, o que resulta em um escoamento eficiente para os mercados interno e externo. Nisso, a fruticultura é um dos segmentos mais beneficiados, seja com a criação de polos industriais e centro logístico especializados na fruticultura, expansão do processamento de frutas e mais.

 

Neste conteúdo, você irá conferir sobre a transposição do Rio São Francisco

  • O que é e como funciona a obra
  • A sua importância para a agricultura
  • Os desafios gerados pela transposição
  • As regiões beneficiadas, com exemplos práticos no campo
Compartilhar