Os produtos orgânicos, são aqueles em cujo processo produtivo não são utilizados quaisquer defensivos ou adubos químicos, bem como drogas veterinárias, transgênicos, antibióticos, entre outros. São produzidos por processos naturais que buscam minimizar ou reverter os impactos humanos causados no solo, na água, aos animais e ao meio ambiente em geral. Por isso, são alimentos considerados saudáveis tanto para quem os consome quanto para o meio ambiente.
Além disso, se trata de uma tendência: se em 2019 apenas 19% dos consumidores alegaram ter consumido alimentos orgânicos nos últimos 30 dias, em 2021, esse percentual passou para 31%. Os motivos apontados para isso são a melhora da saúde, a melhor qualidade dos produtos, o não uso de agrotóxicos, etc. No entanto, esse setor encontra alguns gargalos, muitos gerados pela percepção dos consumidores, seja pelo preço, pela desconfiança ou dificuldade de acesso aos produtos.
O escopo desta pesquisa
Nesse contexto, esta pesquisa buscará olhar para os produtos orgânicos do ponto de vista das redes sociais. Com o intuito de analisar quais consumidores e vendedores expressam opiniões, experiências e relatos e, a partir dessas publicações, encontrar um panorama dos orgânicos e suas oportunidades de negócios.
Resultados da pesquisa
Publicações por canal (Total coletado)
44,6% | 31,2% | 24,2% |
Quem publica? (Amostra analisada)
74,1% – Usuários: pessoas comuns que comentam espontaneamente sobre o assunto e interagem em postagens relacionadas a produtos orgânicos, seja para relatar experiências de compra e consumo, positivas ou negativas, expressar suas opiniões ou desejos, entre outros objetivos. |
Nuvem de palavras
Insights
Fazer entender o preço dos produtos orgânicos
Embora o preço dos orgânicos seja o principal fator para que esses produtos não sejam consumidos, 71% dos consumidores acreditam que a diferença é justificada. Isso mostra que esse obstáculo pode representar também uma oportunidade, quando o cliente entende o valor agregado de um produto orgânico.
Conseguir a confiança do cliente
Expor ao consumidor os aspectos positivos de um produto orgânico como justificativa de preço pode não ser o suficiente, sobretudo se o produto em si não mostrar esses benefícios. De acordo com a pesquisa da Organis, quando perguntado como o consumidor fica sabendo que um produto é orgânico, 48% disseram ser pela embalagem e 24%, pelo selo. Ainda sobre o selo, 89% dos consumidores de orgânicos afirmam acreditar que ele é obrigatório em produtos desse segmento. No Centro-Oeste do Brasil, essa percepção é de 97%.
Estratégias de venda
Os produtos orgânicos permitem diversas estratégias para atrair a atenção do consumidor, além de modelos de venda variados. Nas promoções desses produtos, busque incentivar o consumo baseando-se nos benefícios que eles trazem para a saúde e bem-estar, além disso, busque mencionar o apoio que esse consumo traz ao pequeno produtor.