Produtos lácteos: percepções e preferências do consumidor

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O Brasil é um grande produtor de leite: em 2022, foram 34,6 milhões de litros produzidos (IBGE, s.d.), o que coloca o país como quinto maior produtor mundial – atrás de EUA, Índia, China e Rússia (Statista, 2023).

Quando se fala em consumo, a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE mostra que a ingestão domiciliar de lácteos no Brasil é maior nas regiões Sul e Sudeste, onde lidera o preferência de produtos como queijo prato e leite pasteurizado. Já no Norte e Nordeste, regiões com o menor consumo de lácteos do país, se destacam a manteiga e leite em pó. As diferenças regionais na compra de lácteos sofrem influência de renda, preços, cultura e características da população, indicando a necessidade de estratégias específicas para aumentar o consumo de lácteos no país.

Preferências no consumo de produtos lácteos

Tendo em vista este a importância produtiva de lácteos no país e as especificidades regionais de seu consumo, o Polo Sebrae Agro conduziu uma pesquisa nas redes sociais para analisar e entender os perfis de comportamento dos consumidores desses produtos no país, a fim de encontrar oportunidades e definir estratégias que possam ser úteis para produtores e técnicos do setor.

Neste conteúdo, você irá conferir:

  • Dados do consumo dos laticínios em kg/per capita/ano, por produto, por região e por estados.
  • Os produtos mais citados pelos usuários.
  • Os comportamentos positivos e negativos identificados.
  • Os pontos de atenção e oportunidades que esses comportamentos revelam para os produtores e a agroindústria.
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