O consumo de carne artesanal tem chamado a atenção, dada a sua relevância e o aumento de demanda que ocorre no Brasil.
O conceito artesanal significa que o produto é elaborado sem técnicas complexas ou mesmo industriais, ou seja, que é feito de forma manual, sem acelerar etapas como ocorre na produção em grande escala, ou com ingredientes caseiros.
Carne artesanal em hambúrgueres
No Brasil as carnes artesanais são muito utilizadas no contexto das hamburguerias, em que a maior parte das etapas produtivas do alimento é feita pela mesma pessoa, desde a preparação da carne até a montagem.
E se trata de um segmento em crescimento. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que as vendas de hambúrgueres cresceram 140% entre março de 2020 e 2021, por isso, foi considerado o segmento alimentício do ano.
Mas, para além das hamburguerias, o conceito artesanal nas carnes é mais amplo. Outro exemplo é a charcutaria, técnica de preparo com a finalidade de preservação da carne, seja ela suína, bovina, de aves ou peixes. São inúmeros produtos do dia a dia feitos a partir disso, como presunto, linguiça, salame, mortadela, carne de sol etc. E é um segmento que cresce, se tornando inclusive uma oportunidade para a venda no mercado internacional.
Nesta pesquisa realizada em redes sociais, buscamos compreender o ponto de vista dos consumidores, bem como o comportamento e as preferências de compra nesse segmento.
Veja a seguir os tópicos abordados:
- Resultados da pesquisa;
- O que descobrimos;
- Principais carnes citadas pelos usuários no contexto artesanal;
- Hashtags mais utilizadas;
- O que os usuários comentam;
- O que outros perfis publicam;
- Oportunidades e insights;
- Diversidade de clientes com delivery.
Baixe o material para ter acesso ao estudo!