Tecnologias Sociais: benefícios para pequenos produtores

Boletim de Tendências calendar_month

Tecnologias Sociais (TS) é um termo que se refere a técnicas e metodologias que, em interação com a população, representam soluções para a inclusão social e aprimoramento da qualidade de vida (ITS, 2004). Com uma abordagem inovadora de desenvolvimento baseada na participação coletiva, integrando saber popular, organização social e conhecimento técnico-científico. Com a finalidade de disseminar respostas efetivas a demandas diversas, como educação, saúde, recursos hídricos, igualdade de raça e gênero, energia, saneamento básico e habitação e, desse modo, visando sempre à inclusão e bem-estar de populações vulneráveis.

O Instituto de Tecnologia Social Brasil (ITS Brasil) foi pioneiro em promover o conceito no Brasil e impulsiona projetos por meio da articulação com governos e sociedade civil.

 

Tecnologias Sociais na Agricultura

Atualmente, na agricultura, as tecnologias sociais ganham força no contexto produtivo da agricultura familiar. Com o intuito de gerar inovação e condições adequadas, para que dessa maneira, aconteça o desenvolvimento sustentável de processos produtivos agrícolas e, assim, beneficiar os produtores que são responsáveis pelas atividades econômicas de suas regiões.

Ao utilizar tecnologias sociais, agricultores têm a capacidade de otimizar seus recursos, facilitar a rotina de produção e aumentar a o potencial competitivo. Dessa forma, as ferramentas ou técnicas atreladas ao conceito de tecnologia social promovem maior desenvolvimento e autonomia da agricultura familiar.

Benefícios e impactos de seu uso no campo 

Com a aplicação de TS na produção agrícola, alguns benefícios podem ser percebidos como:

  • a redução de custos
  • o aumento da eficiência e produtividade
  • a diminuição de perdas na produção
  • a promoção de práticas sustentáveis que contribuem para a preservação ambiental.

Confira o estudo completo para se aprofundar no assunto!

Compartilhar