Atualmente apenas 13% da população brasileira vive no campo, e há indícios de que boa parte da gestão de fazendas tem encontrado dificuldade em continuar com o caráter de empreendimento familiar. Além da forte tendência do êxodo das gerações mais novas para as cidades, há também uma inexperiência das famílias em planejar a sucessão familiar da propriedade. Neste estudo, você irá conferir do que se trata a sucessão familiar rural, sua importância para a economia do campo, as principais etapas deste processo, bem como os possíveis auxílios para o desenvolvimento dessa estratégia.
Como conduzir a sucessão familiar rural
Para que a sucessão rural seja bem-sucedida, além de aspectos burocráticos, os herdeiros devem ter consciência do papel que o empreendimento rural ocupa na região e devem acordar o papel que cada um deve ter no negócio da família.
Além disso, é necessário se qualificar para realizar a gestão do negócio. Nisso, surge a importância de que os herdeiros interessados em assumir a propriedade adquiram conhecimento com a geração anterior e por meio de cursos de especialização fornecidos, por exemplo, pelo Sebrae.
Neste Relatório você vai entender:
- O que é a sucessão rural.
- Desafios e obstáculos para o negócio familiar.
- Como planejar e iniciar a sucessão familiar.
- Consultorias que podem auxiliar.
- Organizações e agências que auxiliam na sucessão familiar.
- Exemplos de casos de sucessão familiar.
Quer ter mais informações sobre a importância de planejar a sucessão familiar no pequeno negócio rural? Acesse o relatório completo!