As oportunidades estão em todos os lugares, inclusive e muito particularmente no campo. O curso JOVEM EMPREENDEDOR NO CAMPO vem para contribuir para a inserção do jovem no meio rural e a gradual transição para uma agricultura renovada e sustentável, do ponto de vista ambiental, social e econômico.
Quais os principais impactos e resultados esperados?
Desenvolvimento de competências que propiciem ao participante:
- Compreender a importância, o significado e a oportunidade de atuar no campo como forma de empreender negócios sustentáveis, rentáveis e inovadores;
- Desenvolver atitudes empreendedoras e escolher, de forma consciente, seu engajamento na atividade no campo, por meio de uma visão empresarial da propriedade rural;
- Construir uma nova modelagem de negócio do seu empreendimento rural.
O que preciso saber?
O curso tem as seguintes temáticas no seu conteúdo programático:
- Encontro 1 – Oportunidades no campo;
- Encontro 2 – Potencial dos negócios rurais;
- Encontro 3 – Mudança e inovação;
- Encontro 4 – Mecanismo de apoio ao setor rural;
- Encontro 5 – Projetos para o campo.
Público alvo: jovens potenciais empreendedores, na faixa etária entre 14 a 18 anos, do meio rural, com relações de parentesco ou não com os produtores rurais, cursando o ensino médio.
A carga horária destinada ao aprendizado é de 28 horas, divididas em 3 encontros de 8 horas e 1 encontro de 4 horas.
Este curso é resultante da percepção de que o envelhecimento dos proprietários rurais e a falta de renovação dificultam a introdução de novas tecnologias na agropecuária. Uma das grandes questões percebidas como um bom encaminhamento do problema diz respeito à necessidade de fomentar o empreendedorismo entre os jovens do meio rural, buscando inseri-los nas atividades do campo. O curso visa capacitar o jovem empreendedor para a sucessão familiar nos negócios, contribuindo para a manutenção da rentabilidade.
Clique aqui para acessar a Ficha Técnica da Solução.
Para entrar em contato com o Sebrae: acesse aqui!