A consultoria do Sebraetec Implantação de uma Unidade de Processamento de Matéria Orgânica – Compostagem traz orientações para o produtor rural que possibilitem a instalação correta de uma unidade para compostagem e as técnicas de processamento de matéria orgânica.
Quais os principais impactos e resultados esperados?
Durante a consultoria os produtores serão orientados quanto a:
- Instalação de uma unidade de Processamento de Matéria Orgânica – Compostagem;
- Técnicas de processamento da matéria orgânica disponível e destinação de resíduos orgânicos ao processo de reaproveitamento que ainda diminui a pressão sobre os aterros sanitários, visto que a solução vai ao encontro à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS);
- Transformação das características do material em produtos ricos em nutrientes como o fertilizante orgânico composto.
O que preciso saber?
Este trabalho é dividido em três etapas:
- Diagnóstico da estrutura da empresa;
- Desenvolvimento do projeto técnico/relatório dos procedimentos;
- Reunião de entrega e apresentação do projeto.
Ao final da consultoria o cliente receberá um relatório técnico contendo o mapeamento dos equipamentos e sistemas de compostagem a serem utilizados, resultado da análise física e química; análise de viabilidade técnica e econômica e plano de ação para a implementação do projeto.
A compostagem é uma tecnologia que busca aumentar a eficiência dos processos de reciclagem de resíduos orgânicos, de modo que possam ser reaproveitados na agricultura com segurança. A mistura gerada por ela serve para enriquecer solos pobres em nutrientes, aumentar a capacidade de absorção das plantas, tornar o solo mais aerado e reduzir a erosão. Mas uma das funções mais populares do adubo é a transformação em fertilizantes ou húmus.
Para entrar em contato com o Sebrae: acesse aqui!