O EDUCAMPO CAFÉ é a plataforma do Sebrae que gera a inteligência essencial para construir capacidades e criar oportunidades para a cafeicultura.
Em um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo, a falta de entendimento real e de informações confiáveis afeta diretamente a eficiência da gestão e a sustentabilidade da cadeia produtiva do café. Nesse contexto, o projeto EDUCAMPO CAFÉ se propõe a gerar, organizar e disponibilizar inteligência essencial para o seu desenvolvimento individual e coletivo. A plataforma integra cafeicultores, empresas do setor e consultores especialistas em gestão da cafeicultura, que trabalham juntos para o aprimoramento contínuo da cadeia.
Quais os principais impactos e resultados esperados?
Para o Produtor Rural – o cafeicultor precisa estar vinculado a uma empresa parceira do Educampo Café.
– Networking e troca de conhecimentos com outros produtores;
– Referência de dados reais de centenas de propriedades;
– Informações e análises exclusivas;
– Relatórios personalizados e sob demanda;
– Consultoria especializada com profissional capacitado.
Para Consultor Especialista em Gestão: Profissionais autônomos com formação em agronomia, que possuem conhecimentos técnicos em cafeicultura e que foram capacitados sobre a metodologia de gestão do Educampo Café.
– Networking e troca de conhecimentos com outros profissionais;
– Treinamentos técnicos e gerenciais;
– Utilização de ferramentas gerenciais específicas para a cafeicultura;
– Acesso a informações e análises exclusivas;
– Suporte técnico.
Para Empresa Parceira: cooperativas, associações, exportadoras e torrefadoras que estabelecem parceria operacional e estratégica com o Sebrae para implantação e desenvolvimento do Educampo Café.
– Networking e troca de conhecimentos com outras empresas do setor;
– Atuação estratégica e desenvolvimento da rede de produtores;
– Aumento da eficiência e sustentabilidade do negócio;
– Acesso a informações e análises exclusivas.
O que preciso saber?
– O projeto EDUCAMPO CAFÉ é um modelo de assistência gerencial e tecnológica intensiva, para grupos de cafeicultores, vinculados a uma empresa parceira.
– O projeto vai além do conceito da assistência técnica tradicional. Tem como princípio a gestão de negócios, normalmente uma das maiores deficiências encontradas junto aos empresários rurais, ampliando a capacidade do cafeicultor em gerir sua atividade. Esse diferencial permite aplicar melhorias capazes de imprimir ganhos quantitativos e qualitativos ao produto primário, melhorando os indicadores tecnológicos e econômicos das propriedades.
– O EDUCAMPO CAFÉ está ancorado em mais de 60 indicadores gerenciais e tecnológicos que permitem o planejamento dos produtores participantes e empresas parceiras, por meio de uma estrutura de tecnologia da informação capaz de gerar dados em tempo real para orientar tomada de decisão.
– Para a execução do EDUCAMPO CAFÉ, todas as partes envolvidas devem conhecer detalhadamente os objetivos do trabalho, a fim de garantir a completa aplicação da metodologia proposta. É premissa do projeto que, além dos produtores rurais, alvo do projeto, exista uma empresa parceira que exerça papel fundamental na coordenação e apoio à execução do projeto.
Para entrar em contato com o Sebrae: acesse aqui!