Comercialização
location_on Goiás

Compras Governamentais na Agricultura Familiar

Aproximando a gestão pública à agricultura familiar.

 A consultoria COMPRAS GOVERNAMENTAIS NA AGRICULTURA FAMILIAR traz o foco para a importância de inserir os pequenos produtores em compras governamentais a fim de promover o desenvolvimento local. Entenda melhor como funciona o processo de compras públicas e entenda como ampliar as oportunidades para os pequenos produtores. 

Quais os principais impactos e resultados esperados? 

– Entendimento da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e como ela contribui para a ampliação do acesso ao mercado; 

– Fomento do aumento da participação da produção da agricultura familiar na alimentação escolar, especialmente pensando nos recursos oriundos do PNAE, reunindo os diversos atores envolvidos com a questão da merenda escolar;  

– Lançamento de um novo olhar sobre essa problemática, melhorando o acesso dos alunos do ensino público a uma alimentação mais saudável e de qualidade, bem como, fomentando o crescimento e a qualificação dos produtores da agricultura familiar.  

– Instituição do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, estímulo às Feiras de Produtores e criação do tíquete-feira, dentre outras estratégias a serem desenvolvidas, de forma a garantir a sustentabilidade da agricultura familiar. 

O que preciso saber? 

– A consultoria traz ao agricultor familiar uma nova possibilidade de escoar sua produção por meio da comercialização diretamente com o governo nas compras governamentais. Destinado a Prefeituras Municipais; a Secretaria Municipais de Agricultura; a Secretarias Municipais de Educação. 

– A carga horária da consultoria é de 40 horas. 

– O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma ação do governo federal que garante a alimentação escolar a todos os estudantes do ensino infantil, fundamental, médio e de jovens e adultos nas escolas da rede pública federal, estadual, distrital e municipal. Seu principal foco é garantir a segurança alimentar e nutricional, bem como o desenvolvimento econômico local. 

– Torne-se um agente transformador, gerando emprego, renda e garantindo o desenvolvimento econômico local sustentável ao apoiar os pequenos produtores rurais. 

Para entrar em contato com o Sebrae: acesse aqui!

Compartilhar