Descubra a tradição e a excelência do Queijo Artesanal Potiguar, um produto que carrega a herança cultural e a qualidade de gerações. A produção desse queijo não tem apenas a finalidade de proporcionar um alimento, mas também a história de um povo, a essência de uma região e o fruto do trabalho dedicado de produtores artesanais.
Quais os principais impactos e resultados?
- Preservar a autenticidade e as técnicas passadas por gerações;
- Impulsionar a economia local através do reconhecimento de produtos artesanais;
- Assegurar a qualidade e segurança alimentar, respeitando padrões higiênico-sanitários e
- Valorizar o patrimônio cultural alimentar do Rio Grande do Norte.
O que preciso saber?
- Seguindo as Boas Práticas de Produção Artesanal (BPPAs), a produção de Queijo Artesanal Potiguar abrangem todos os aspectos da produção, desde o cuidado com os animais até o transporte e venda do queijo, ou seja, garantindo um produto final seguro e de alta qualidade.
Público-alvo:
- O curso para produtores de queijos e manteigas artesanais do Rio Grande do Norte, bem como todos os envolvidos na cadeia produtiva. É ideal para aqueles que buscam se adequar à legislação estadual (Lei NIVARDO MELLO) e implementar Boas Práticas de Produção Artesanal, garantindo a segurança alimentar e a qualidade dos produtos.
Documentação necessária:
- Os produtores devem seguir a legislação estadual, especificamente a Lei NIVARDO MELLO, e estar devidamente registrados no órgão de fiscalização, além de descrever os procedimentos de boas práticas seguidos, incluindo o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ) de cada produto.
Pré-requisitos para acessar a solução:
- Produtos que estejam conforme as BPPAs e que sejam certificados pelos órgãos reguladores.
Para entrar em contato com o Sebrae: acesse aqui!