Aspectos Legais
location_on Bahia

Auditoria ética comercial dos membros da SEDEX (SMETA) para exportação – Código de Ética

Transparência e conformidade ética na cadeia de suprimentos do agronegócio para exportação.

Busque transparência e conformidade ética na cadeia de suprimentos do agronegócio para exportação. A metodologia de auditoria social SMETA (Auditoria Ética Comercial dos Membros da SEDEX) é uma solução da SEDEX a fim de avaliar condições de trabalho, direitos humanos, saúde, segurança e muito mais, através de duas modalidades:

  • com 2 pilares (abrangendo direitos humanos, trabalhistas, saúde, segurança e legislação ambiental local) e
  • com 4 pilares (adicionando ética nos negócios). 

Principais impactos e resultados no agronegócio para exportação:

  • Avaliar condições de trabalho na cadeia de fornecimento;

  • Garantir conformidade com padrões éticos;

  • Promover melhorias contínuas com fornecedores;

  • Reforçar a posição da marca em termos de conformidade ética;

  • Eliminar redundâncias de certificações, pois a SEDEX tem reconhecimento internacional.

O que preciso saber:

  • As empresas devem se preparar para até 60 dias de auditoria, que incluirá pelo menos uma visita presencial;

  • Após a conclusão, um relatório final será fornecido em até 5 dias úteis.

Público alvo:

  • Produtores rurais, Microempreendedores individuais, Microempresas e Empresas de pequeno porte.

Setores de interesse:

  • Agronegócio, Agroindústria, Agrícola e Fruticultura.

Documentação necessária:

  • Motivação para a certificação SMETA/ETI;

  • Checklist da auditoria ETI/SMETA publicado no Sedex;

  • Características da empresa, processos e produtos;

  • Mercados-alvo.

Pré-requisitos:

  • Poder ir a visitas e reuniões com a prestadora de serviço;

  • Fornecer todas as informações necessárias sobre processos, produtos ou serviços;

  • Estar ciente de que a obtenção da certificação não é garantida.

Para entrar em contato com o Sebrae: acesse aqui!

Compartilhar