Sebrae Rio Grande do Norte: conheça o programa AgroNordeste

Fala, Especialista! calendar_month

O agronegócio tem desempenhado um papel fundamental na economia do Rio Grande do Norte (RN), sendo responsável por 34,5% das exportações do estado em 2022, conforme dados do governo estadual. Entre os produtos mais exportados estão o melão, a melancia e os peixes. Destaca-se que, no Nordeste, o RN foi o segundo estado que mais exportou no mesmo ano, ficando atrás apenas do Ceará. Além das exportações, o RN também projeta um crescimento significativo no PIB do agronegócio, previsto para aumentar 10,7% em 2023, de acordo com a análise Resenha Regional, do Banco do Brasil. Esse crescimento é ainda mais expressivo se considerarmos o contexto nacional, já que o PIB de serviços deve crescer apenas 0,4% e o da indústria tem previsão de queda de 0,4% no mesmo período. O setor agrícola familiar também é de extrema importância para o estado, representando quase 80% dos estabelecimentos agropecuários do RN. Diante desse cenário, o programa AgroNordeste, coordenado por especialistas como Elton Alves, do Sebrae, tem desempenhado um papel fundamental ao levar tecnologia e capacitação para os produtores rurais, impulsionando a produtividade e a gestão no campo.

A iniciativa do Sebrae Rio Grande no Norte no AgroNordeste

O diferencial do programa AgroNordeste está na sua abordagem integrada, que busca não apenas aumentar a produção, mas também melhorar a gestão do negócio rural. Com consultorias especializadas, os produtores rurais são capacitados para adotar práticas mais eficientes tanto na produção, como no gerenciamento de suas propriedades.

Nesta conversa você vai conferir:

  • Diagnóstico completo da propriedade rural
  • Foco em melhorias na produção e na gestão
  • Estímulo ao comportamento empreendedor
  • Aumento significativo de produtividade e faturamento para alguns produtores
  • Ampliação da presença nos processos de compras governamentais em 30%
  • Incentivo à inovação, responsabilidade ambiental e social

Quer conhecer mais sobre o que acontece no estado? Ouça agora o podcast com Elton Alves e fique por dentro das ações do Polo Sebrae Agro no Rio Grande do Norte.

Compartilhar