Sebrae Ceará: trabalho focado em gestão, tecnologia e mercado

Fala, Especialista! calendar_month

O Sebrae Ceará sabe que agronegócio cearense tem se destacado significativamente, impulsionando a economia do estado e consolidando sua posição no cenário nacional. Com uma participação de 19% no PIB do Ceará em 2022, o setor tem sido fundamental para o desenvolvimento econômico local. Além disso, o estado é reconhecido como o maior exportador de pescado do país e lidera as exportações de produtos como castanha-de-caju e cera de carnaúba, além de ser o segundo colocado nas vendas externas de água de coco. Esses números refletem não apenas a força do agronegócio cearense no mercado internacional, mas também sua importância para a economia doméstica.

Sebrae Ceará e as potencialidades do agronegócio do estado

Um dos diferenciais do agronegócio cearense é sua diversidade e qualidade na produção. Segundo dados do IBGE, em 2021, o Ceará liderou a produção nacional de castanha-de-caju, coco-da-baía, fava, algodão arbóreo e camarão. Esse destaque evidencia a capacidade do estado em produzir alimentos e produtos de alta qualidade, conquistando espaço no mercado interno e externo. Entre os projetos desenvolvidos pelo Sebrae com foco no agronegócio no Ceará, uma das iniciativas mais estruturadas envolve o Programa Agronordeste. “É um projeto que contempla toda a região Nordeste do Brasil. Cada estado elegeu suas cadeias produtivas prioritárias. Aqui, elegemos cinco inicialmente. Estamos indo para uma segunda fase, com seis cadeias produtivas”, destaca o especialista.

Nesta conversa você vai conferir:

  • Maior exportador de pescado do país.
  • Líder nas exportações de castanha-de-caju e cera de carnaúba.
  • Segundo colocado nas vendas externas de água de coco.
  • Liderança na produção nacional de castanha-de-caju, coco-da-baía, fava, algodão arbóreo e camarão.

Veja o vídeo:

Quer conhecer mais sobre o que acontece no estado? Ouça agora o podcast com Germano Parente Bluhm e fique por dentro das ações do Polo Sebrae Agro no Ceará.

Compartilhar