O Sebrae Ceará sabe que agronegócio cearense tem se destacado significativamente, impulsionando a economia do estado e consolidando sua posição no cenário nacional. Com uma participação de 19% no PIB do Ceará em 2022, o setor tem sido fundamental para o desenvolvimento econômico local. Além disso, o estado é reconhecido como o maior exportador de pescado do país e lidera as exportações de produtos como castanha-de-caju e cera de carnaúba, além de ser o segundo colocado nas vendas externas de água de coco. Esses números refletem não apenas a força do agronegócio cearense no mercado internacional, mas também sua importância para a economia doméstica.
Sebrae Ceará e as potencialidades do agronegócio do estado
Um dos diferenciais do agronegócio cearense é sua diversidade e qualidade na produção. Segundo dados do IBGE, em 2021, o Ceará liderou a produção nacional de castanha-de-caju, coco-da-baía, fava, algodão arbóreo e camarão. Esse destaque evidencia a capacidade do estado em produzir alimentos e produtos de alta qualidade, conquistando espaço no mercado interno e externo. Entre os projetos desenvolvidos pelo Sebrae com foco no agronegócio no Ceará, uma das iniciativas mais estruturadas envolve o Programa Agronordeste. “É um projeto que contempla toda a região Nordeste do Brasil. Cada estado elegeu suas cadeias produtivas prioritárias. Aqui, elegemos cinco inicialmente. Estamos indo para uma segunda fase, com seis cadeias produtivas”, destaca o especialista.
Nesta conversa você vai conferir:
- Maior exportador de pescado do país.
- Líder nas exportações de castanha-de-caju e cera de carnaúba.
- Segundo colocado nas vendas externas de água de coco.
- Liderança na produção nacional de castanha-de-caju, coco-da-baía, fava, algodão arbóreo e camarão.
Veja o vídeo:
Quer conhecer mais sobre o que acontece no estado? Ouça agora o podcast com Germano Parente Bluhm e fique por dentro das ações do Polo Sebrae Agro no Ceará.