Regularização para comercialização de ovos

Relatório de Inteligência calendar_month

O ovo é a proteína animal mais consumida no país, seguido da carne de frango. Na última década, a produção brasileira desse alimento vem crescendo consistentemente. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em 2012 houve uma produção, no Brasil, de  31,8 bilhões de unidades de ovos. Esse número aumentou 61% em 10 anos, com 52,1 bilhões de unidades de ovos produzidos em 2022. Além disso, estimativas da associação apontam que a produção para o ano de 2023 foi de 52,5 bilhões de unidades, e que, para 2024, ela deve crescer em 6,5%, chegando a 56 bilhões.

O consumo nacional per capita acompanha o crescimento dessa produção. Em 2023, a associação indicou que o brasileiro consumia cerca de 242 unidades de ovos por habitante ao ano, com projeção de crescer 6,5% (para 258 unidades por habitante ao ano) em 2024.

A produção de ovos está distribuída em todos os estados do país, mas há polos de produção. Os principais estados produtores, considerando ovos de galinha e de codorna, segundo dados do IBGE, em valor de produção, são:

  • São Paulo (22,9% do total)
  • Minas Gerais (9,9%)

Regularização para comercialização

São alguns os protocolos que os estabelecimentos de postura comercial devem seguir para a comercialização de seus produtos, como:

  • Estar registrados e cadastrados no órgão competente;
  • Estabelecer um sistema de registro zoossanitário para cada unidade de produção, proporcionando documentação permanente da atividade avícola; 

Além disso, o estabelecimento deve ser regularizado na questão de rastreabilidade para a comercialização dos produtos:

  • Identificar e agrupar aves por lote.
  • O lote deverá ser constituído por um grupo de aves de mesma origem, alojadas em uma mesma unidade de produção ou aviário, entre outros.

Neste conteúdo, você irá conferir sobre a regularização da comercialização de ovos:

  • O protocolo para os estabelecimentos de postura comercial
  • As boas práticas nas edificações do aviário
  • Proteção e embalagem
  • Identificação do produto
  • Rótulo da embalagem
  • Uso de tecnologia para garantir a comercialização de ovos
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