Queijo artesanal como estratégia de renda para pequenos negócios rurais

Boletim de Tendências calendar_month

O queijo artesanal brasileiro é definido pela Lei n. 13.860 como aquele elaborado por métodos tradicionais, com vínculo e valorização territorial, regional ou cultural, seguindo protocolos específicos para cada tipo e variedade, além de empregar boas práticas agropecuárias e de fabricação. Isso estabelece a base para a produção de queijos predominantemente manuais em pequenos negócios rurais, como uma prática que, além dos benefícios econômicos, é uma manifestação cultural do Brasil.

Conforme o levantamento realizado por Sebrae e Embrapa, o Brasil está entre os cinco maiores produtores de queijo do mundo e cada brasileiro consome em média 5,5 kg de queijo por ano. Os dados ainda indicaram a existência de 175.198 estabelecimentos rurais produtores de queijos e requeijão em 2017 no país. Destes, 143.921 eram gerenciados por agricultores familiares, produzindo 149.711 toneladas ao ano (cerca de 67% da produção total).

Espaços para venda e comercialização

  • Eventos e feiras como a renomada ExpoQueijo, organizada pelo Sebrae, desempenham um papel fundamental na divulgação e venda de queijos artesanais. Essas iniciativas reúnem produtores, consumidores e entusiastas, oferecendo uma plataforma única para destacar esses produtos autênticos.
  • Comércio local, como mercados de agricultores e mercearias de bairro, são espaços ideais para a venda. A proximidade com os produtores permite conexões pessoais, fortalecendo a lealdade à marca e à comunidade.
  • Minimercados especializados em produtos gourmets podem oferecer uma variedade de queijos artesanais de diferentes regiões e estilos. Esses espaços convidam os clientes a explorar e saborear os diversos queijos.
  • Venda direta e digital, sobretudo para produtores rurais que atuam próximos às cidades e aos seus centros de consumo, ou para aqueles que vendem no ambiente digital e delivery — como em clubes de assinatura de queijos.

Neste conteúdo, você irá conferir ainda:

  • Principais características do queijo artesanal produzido no Brasil
  • Normas sanitárias e regulamentações específicas para queijarias
  • Selo ARTE para queijos artesanais: importância e como obter
  • Casos de sucessos: queijos potiguares
Compartilhar