Os resíduos da produção de farinha

Potencial de Mercado calendar_month

A produção de farinha de mandioca nas casas de farinha gera uma quantidade significativa de resíduos frequentemente negligenciados. De tal forma que, a gestão adequada desses subprodutos é crucial, pois são muito poluentes. Por isso, quando descartados sem um controle sanitário adequado, eles causam danos ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores.

Os principais produtos gerados a partir da mandioca incluem o tucupi, a farinha de mandioca, a tapioca e a goma de tapioca. O beneficiamento é uma alternativa para os produtores, que agrega valor à matéria-prima e viabiliza novos mercados.

Além de alimentos e ração, contudo, também são produzidos resíduos que causam problemas ambientais, por exemplo, as cascas e a massa fibrosa, ou bagaço, para citar os sólidos.

Na fase de processamento, após ser fermentada, a mandioca é moída e transformada em massa por um motor. Em seguida, essa massa é prensada durante dez minutos. Por fim, a manipueira, líquido com cianeto produzido durante a prensa, é lançada in natura no solo, o que pode causar danos ao meio ambiente – fungos e bactérias acabam se proliferando, tornando a manipueira um fator de risco, também, à saúde dos trabalhadores.

 

Gestão dos resíduos da produção de farinha

Os produtores, que em sua maioria não são capacitados, enfrentam muitas dificuldades para aproveitar os resíduos sólidos e líquidos
gerados pela mandioca. Há, contudo, iniciativas para o controle adequado dos resíduos. Alguns pesquisadores consideram que a manipueira pode ser reaproveitada de diversas formas: como pesticida, nematicida, absorção de metais pesados e fertilizante.

 

Neste material, abordamos:

  • Gestão de resíduos de uma casa de farinha.
  • Norma de gestão de resíduos sólidos.
  • Boa gestão ambiental e exemplos.

 

Quer conhecer mais sobre os resíduos na produção de farinha?