IoT no agronegócio: o que é Internet das Coisas e como aplicar

Potencial de Mercado calendar_month

Conectar dispositivos a fim de coletar, monitorar e trocar informações por meio das redes de comunicação, sem a presença constante do ser humano: este é o conceito de Internet das Coisas (IoT), uma revolução digital que já chegou ao agronegócio.

IoT no agronegócio

De acordo com o Ministério da Ciência, o uso de soluções de IoT no agro deverá movimentar algo entre US$ 5 bilhões e US$ 21 bilhões até 2025. Como resultado, espera-se um aumento de até 25% na produção das fazendas e a redução de até 20% no uso de insumos.

Vantagens: são diversas tecnologias de IoT no campo que facilitam o dia a dia do produtor, sobretudo na tomada de decisões, aumentando a produtividade, diminuindo os riscos e organizando as informações da produção. Como, por exemplo, sensores de solo, drones, máquinas, equipamentos, entre outros dispositivos, podem compartilhar dados, cruzando informações para identificar melhorias e possibilitar que o melhor desempenho seja atingido na produção.

A saber: a Embrapa vem desenvolvendo uma série de estudos e projetos para a implementação da IoT no campo, como um sistema de irrigação inteligente criado em parceria com a empresa RADCOM. Clique aqui para conhecer a iniciativa.

Soluções e vantagens que a IoT proporciona ao agro

As soluções de IoT aliadas às aplicações de big data fazem com que o produtor tenha acesso às informações em tempo real sobre a lavoura. Uma enxada, por exemplo, pode ser substituída por máquinas automatizadas, enquanto a medição das condições do solo é realizada por sensores. Além disso, os drones detectam pragas e fazem a pulverização, e tudo pode ser acompanhado e comandado a quilômetros de distância.

Vantagens da IoT no campo

A conectividade permite integrar diferentes processos produtivos com troca de dados e informações entre eles, por isso, possibilita que a propriedade alcance melhor desempenho em diversas áreas, otimizando processos, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Outras soluções proporcionadas pela IoT

  • Irrigação inteligente
  • Telemetria
  • Robótica
  • Rastreabilidade e rastreamento
  • Acompanhamento das equipes em campo

Exemplos e tendências no uso de IoT

  • Logística e controle de estoque remoto
  • Aplicação inteligente de fertilizantes
  • Alimentação e monitoramento de animais
  • Segurança digital

Para saber mais sobre Internet das Coisas no agro: