Estrutura de referência da instituição mostrou suas soluções para o desenvolvimento do pequeno negócio rural
Leydiane Alves, de Goiânia
O Polo Sebrae Agro teve participação, junto ao Sebrae Nacional, no Show Safra 2025, uma das maiores feiras do setor agropecuário do Brasil, realizada entre os dias 24 e 28 de março, em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso. Representado pelo analista técnico Warley Henrique, do Sebrae Nacional, e Valéria Pires, do Sebrae Mato Grosso, levou uma programação estratégica para impulsionar negócios e fomentar a inovação no campo.
No estande do Sebrae, os visitantes tiveram acesso a uma série de serviços voltados para o desenvolvimento do agronegócio, incluindo informações disseminadas pelo Polo Sebrae Agro (https://polosebraeagro.sebrae.com.br/). “Nosso objetivo é oferecer soluções personalizadas que atendam às necessidades dos produtores e empreendedores do setor, desde consultorias técnicas até estratégias de mercado”, destacou Warley Henrique.
O Polo Agro é um dos polos de referência do Sistema Sebrae, atuando com inteligência de mercado, desenvolvimento e disseminação de soluções no segmento. A estrutura é coordenada a partir do Sebrae Goiás, tendo o diretor superintendente da instituição, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, como seu presidente e o analista Douglas Paranahyba de Abreu como seu coordenador.
Warley acrescenta ainda que uma das missões da instituição é apoiar o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. “Queremos fortalecer o setor por meio da inovação e da sustentabilidade, preparando os produtores para os desafios e oportunidades do futuro”, ressaltou.
Além das consultorias especializadas, o Sebrae promoveu jogos interativos voltados para a sustentabilidade e o agronegócio, buscando conscientizar e engajar os participantes. “A ideia é trazer conhecimento de forma dinâmica e acessível, mostrando como boas práticas podem gerar impacto positivo no setor”, explicou.
O espaço do Sebrae no Show Safra 2025 também foi palco para reuniões estratégicas com produtores rurais, parceiros e empresas âncoras do setor, reforçando o compromisso da instituição em atuar como facilitadora de conexões e oportunidades.
Programação para todo o público
A analista do Sebrae MT, e representante do Estado no Polo Sebrae Agro, Valéria Pires ressaltou que, além das consultorias diárias gratuitas, a programação do Sebrae MT contou com duas importantes palestras. “No dia 27, tivemos a palestra ‘Conexões Corporativas: Preparando os pequenos negócios para atender as grandes empresas’, ministrada por Fábio Apolinário, no Palco Connect. Já nesta sexta-feira (28), no Fórum da Agricultura Familiar, o tema foi ‘Impactos econômicos da industrialização: desafios e oportunidades’, com Fabiano Samuel Balistieri”, detalhou.
Durante o evento, o Sebrae também lançou o programa “Formação de Investidores”, uma metodologia estratégica para capacitar empresários a acessarem capital de forma mais estruturada e consciente. “Nosso objetivo é preparar os empresários para obterem recursos de maneira planejada, garantindo maior segurança e sustentabilidade financeira para seus negócios”, afirmou Valéria.