Por Leydiane Alves
Durante a programação no estande do Sebrae Goiás, na Tecnoshow, foi apresentado um balanço das ações do Polo nos últimos 24 meses. A novidade é a criação de uma Comunidade Agro
Em meio a um cenário desafiador para o agronegócio, o Polo Sebrae Agro comemorou, no último mês, dois anos de atuação e apoio aos pequenos empresários rurais. E para celebrar essa jornada de sucesso, o Polo anunciou uma iniciativa que promete levar ainda mais informação para o setor: a Comunidade Polo Sebrae Agro. A novidade foi anunciada na última segunda-feira (08), durante a Tecnoshow Comigo 2024, no estande do Sebrae Goiás, que mais um ano está funcionando em parceria com o Senar Goiás.
De acordo com o coordenador do Polo Sebrae Agro, Douglas Paranahyba, o objetivo é tornar a Comunidade Polo Sebrae Agro um espaço dedicado a reunir produtores, empresários e entusiastas do agronegócio em um canal único de informação. “Essa comunidade não apenas proporcionará um ambiente de troca de conhecimentos, mas também servirá como um fórum para sugerir melhorias e novas soluções para o Sebrae Agro”, explica.
Segundo Douglas, o desafio agora é tornar essas ferramentas e informações do Polo cada vez mais acessíveis aos pequenos empresários e à comunidade em geral. “O Polo Sebrae Agro visa se consolidar como uma fonte essencial de suporte e inovação para o agronegócio brasileiro, unindo pessoas de diferentes regiões e contribuindo para o crescimento sustentável do setor”, pontua.
Atuação do Polo teve início na Tecnoshow
Douglas Paranahyba, recorda que a primeira ação do Polo Sebrae Agro aconteceu na Tecnoshow, em 2022. “Ao longo desses dois anos de atuação do Polo, nós conseguimos estruturar ações e realizar entregas, dentre elas a efetivação do mapeamento e sistematização de todas as soluções agro que o sistema Sebrae possui, que estão reunidas no site do polo”, afirma o coordenador.
Ele destaca que o site do Polo disponibiliza conteúdo de inteligência competitiva gratuitamente para o público interessado, especialmente para os pequenos negócios. “Outro aspecto importante que identificamos como relevante para incluir no site do polo foram as indicações geográficas. Hoje, temos mais de 100 no Brasil, mas 89 estão relacionadas ao agronegócio, e todas elas podem ser acessadas no site do polo.”
Além disso, Douglas ressalta a inclusão de soluções de startups no site, visando atender às necessidades específicas dos produtores rurais. “Às vezes, o que o produtor rural precisa é apenas de alguém que consiga solucionar o seu problema. Por isso, estamos buscando e publicando no site do polo startups que têm soluções específicas que agregam valor em diversas características na propriedade rural, e também para pequenos negócios ao longo das cadeias produtivas.”
O coordenador do Polo destaca ainda que o trabalho de curadoria, levantamento de informações e disseminação de conhecimento através da plataforma compõe os dois primeiros eixos de atuação do projeto. No entanto, há um terceiro eixo: o desenvolvimento de soluções. “Quando observamos tendências de mercado ou oportunidades, o Polo lança mão de recursos para disponibilizar no mercado soluções que impactam efetivamente os pequenos negócios.”
Douglas cita algumas dessas soluções em desenvolvimento, como o aplicativo destinado a apoiar pequenos negócios na comercialização de hortaliças e frutas, e um projeto-piloto em conjunto com o Senar no atendimento a 400 produtores, visando fortalecer a cadeia produtiva do leite.
Por fim, o coordenador destacou a importância de aproximar questões ambientais da realidade dos pequenos produtores rurais. “Estamos lançando uma metodologia que realiza o inventário de gases de efeito estufa em pequenas propriedades rurais, com o objetivo de quantificar as emissões e buscar soluções para mitigar o impacto ambiental dessas propriedades, fortalecendo o agronegócio brasileiro de forma sustentável”, finaliza ele.