Polo Sebrae Agro apresenta iniciativa para aprimorar manejo reprodutivo de vacas leiteiras

calendar_month

Por Leydiane Alves

Projeto visa aprimorar a eficiência na cadeia produtiva do leite, com foco especial no apoio aos pequenos produtores

O Polo Sebrae Agro promoveu, na última quinta-feira (25), uma importante reunião para apresentar uma proposta de soluções destinadas a apoiar os pequenos produtores no manejo reprodutivo de vacas leiteiras. O evento contou com a participação do Sebrae Nacional e representantes dos estados de Goiás, Ceará, Santa Catarina, Minas Gerais, Alagoas, Pará, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Sergipe, Pernambuco, Amapá, Mato Grosso, Bahia e Distrito Federal.

Durante a reunião on-line, foi realizada uma apresentação detalhada da proposta de solução, que tem como objetivo otimizar a atuação do sistema Sebrae na cadeia produtiva de leite. A iniciativa visa aprimorar o manejo reprodutivo de vacas leiteiras, contribuindo para o aumento da produção e eficiência dos pequenos produtores.

Segundo o coordenador do Polo Sebrae Agro, Douglas Paranahyba, após uma minuciosa análise dos pontos discutidos, o Polo planeja realizar rodadas individuais com alguns estados para ajustes no projeto. Confirmada a relevância da iniciativa, será formalizada uma proposta ao Núcleo Estratégico do Polo. “Se aprovada, serão tomadas as providências necessárias para a entrega da solução aos Sebrae Estaduais, visando fortalecer o manejo reprodutivo na cadeia produtiva do leite”, explica ele.

Durante o encontro, foi apresentada a proposta da metodologia de manejo reprodutivo, que envolve a utilização da ferramenta da Embrapa Radar Reprodutivo, bem como a realização de visitas por consultores do Sebrae. Essas visitas têm como objetivo identificar o período reprodutivo dos animais, garantindo que a propriedade esteja sempre em produção máxima de leite.

Após a apresentação, houve espaço para a participação e contribuições dos representantes dos estados presentes. “Diversas sugestões foram levantadas, abrangendo melhorias, complementações ao que já existe no Sistema Sebrae, aprimoramentos na comunicação e estratégias de orçamento”, pontua o coordenador do Polo.

Douglas acrescenta ainda que uma vez finalizada, a proposta será submetida à deliberação do Núcleo Estratégico e, se aprovada, a implementação no Sistema Sebrae ocorrerá nos estados interessados em absorver essa solução inovadora para o manejo reprodutivo de vacas leiteiras. “A iniciativa representa mais um passo significativo do Sebrae na busca por soluções que impulsionem o desenvolvimento sustentável da agropecuária brasileira”, conclui.

Compartilhar