Juntos Pelo Agro: Sebrae e Senar lançam projeto para impulsionar o setor produtivo

calendar_month

Por Leydiane Alves

No primeiro momento, a iniciativa visa priorizar a cadeia do leite

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) foi palco, na última terça-feira (31), de um evento significativo que marcou uma parceria importante entre a CNA e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As duas instituições lançaram o projeto piloto “Juntos Pelo Agro”, uma iniciativa que busca impulsionar o setor e promover o desenvolvimento rural em quatro estados: Goiás, Bahia, Tocantins e Paraíba.

O encontro contou com a presença de diretores do Sebrae e diretores técnicos e superintendentes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). De acordo com Victor Ferreira, analista do Sebrae Nacional e gestor Nacional do Polo Sebrae, a parceria estratégica visa à criação de um projeto abrangente, com ênfase em cinco cadeias produtivas: leite, fruticultura, cafeicultura, bovinocultura de leite, piscicultura e mel.

“Inicialmente, a cadeia de leite será priorizada, com o intuito de melhorar a competitividade dos produtores que já recebem assistência técnica do Senar. O projeto será posteriormente expandido para incluir produtores já atendidos pelo Sebrae”, explica ele.


Victor diz ainda que, nesse primeiro momento, o projeto será implementado nos estados de Tocantins, Paraíba, Bahia e Goiás, onde os produtores de leite, que já foram atendidos pela s da ATEG (Assistência Técnica e Gerencial), e receberão as soluções do Sebrae. “Dados e métricas serão utilizados para monitorar o progresso, garantindo uma colaboração eficaz entre as duas instituições no âmbito do agronegócio”, pontua.

A expectativa é que, a partir de 2024, o projeto seja expandido para outras cadeias produtivas, demonstrando o papel importante do Polo Sebrae Agro no fortalecimento da estratégia do agronegócio. “Além disso, queremos aprimorar a interação entre a governança estadual e as demandas dos pequenos negócios rurais, garantindo que o projeto “Juntos Pelo Agro” atenda às necessidades do setor de forma abrangente e eficiente”, completa ele.

Cadeia do leite

Claudia Stehling, analista da unidade de competitividade do Sebrae e coordenadora da cadeia produtiva do leite, também falou da importância do projeto. Ela ressaltou que a cadeia do leite é disseminada em 99% dos municípios brasileiros e emprega mais de quatro milhões de pessoas. “No entanto, é uma cadeia complexa e altamente impactada por variações nos custos dos insumos. Portanto, é essencial que os produtores se profissionalizem, melhorem a gestão de seus negócios e adotem práticas inovadoras para permanecerem no mercado”, disse ela.

A analista lembrou também que os insumos para ração e para alimentação dos animais sofrem muita variação de valores, esse montante é responsável por mais de 70% dos custos da atividade leiteira. “É muito importante que o produtor esteja bem organizado, profissionalize a sua atividade, enxergue a sua atividade como um negócio, como um empreendedor rural. E por isso vai ser tão importante essa atuação conjunta entre Sebrae e Senar. Nós atuamos na atividade produtiva na parte de gestão, organização do negócio, abertura de oportunidades de comercialização, levando também tecnologias de acordo com o grau de maturidade de cada produtor” enfatiza ela.

Estiveram presentes no evento os superintendentes do Senar Goiás, Dirceu Borges, do Senar Paraíba, Sérgio Martins, o superintendente adjunto do Senar Bahia, Edmundo Franco Neto, a diretora de Assistência Técnica e Gerencial do Senar (DaTeG), Andreia Barbosa, o diretor adjunto da DaTeG, Eduardo Gomes, o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, e o coordenador de Projetos da DaTeG, Alexandre Martins.

Pelo Sebrae estavam o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, o gerente de Competitividade do Sebrae Nacional, Ivan Hussni, o diretor técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, o superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos Lima Neto, e o gerente de competitividade do Sebrae Tocantins, Bruno Vieira.

Compartilhar