A 2ª edição do Nordeste On (NEon) trouxe novidades e tecnologia ao ecossistema de inovação do Nordeste. O evento, realizado pelo Sebrae nos dias 6 e 7 de junho, no Centro de Convenções de João Pessoa, teve como objetivo principal alavancar a participação de empresas inovadoras nordestinas no mercado das startups.
A expectativa era atrair pelo menos 20 mil participantes, entre visitantes, startups, investidores, agentes públicos e representantes de instituições de fomento e comunidades de inovação, além de grandes nomes dos ecossistemas nacional e regional. A abertura do evento contou com a presença do presidente do Sebrae, Décio Lima, e do diretor-técnico Bruno Quick.
Um dos destaques do evento foi a participação de 235 startups atendidas pelo programa Startup Nordeste do Sebrae, que tiveram a oportunidade de expor suas soluções e serviços. Além disso, 50 instituições e corporações participaram, gerando a possibilidade de investimentos diretos nas startups.
Foto: Claudia Stehling, coordenadora de agronegócio do Sebrae Nacional, também esteve no evento
Espaços temáticos
O evento foi dividido em sete espaços temáticos: Teatro Pedra do Reino, Palcos Caminhos do Frio, Lajeado de Pai Mateus, Vale dos Dinossauros, Arena Pôr do Sol do Jacaré, Pedra da Boca, Pico do Jabre e a Praça Inovação Territorial. Nesses espaços, temas como inovação, sustentabilidade, turismo, investimentos, legislação, apoio do setor público e agronegócios foram abordados em diversas palestras e painéis.
O analista técnico do Sebrae RN e membro do núcleo de especialistas do Polo Sebrae Agro, Elton Silva, destacou a importância do evento para o ecossistema de inovação do agronegócio. “O objetivo do evento foi fomentar o ecossistema de inovação na região Nordeste, e o Polo Sebrae Agro trabalha fortemente com soluções para o agro dentro do sistema Sebrae. Levamos para o NEon o trabalho de levantamento de startups do agronegócio brasileiro, focadas em solucionar problemas específicos dos negócios rurais”, explicou Elton.
O Polo Sebrae Agro, em parceria com o Polo Sebrae de Startups, identificou diversas startups que podem ser encontradas no site do Polo Sebrae Agro, na página Startups do Agro. Essas startups atuam em áreas como agropecuária de precisão, energia renovável, gestão, infraestrutura e logística, inteligência de mercado, marketplace, nutrição e saúde, segurança e sustentabilidade.