Festa do Boi: Sebrae Rio Grande do Norte leva inovação e soluções para visitantes do maior evento de agro da região

calendar_month

 

Por Leydiane Alves

Seminários, quiz e muita informação agitam espaço do Sebrae durante os dias de feira

Exposição de animais, máquinas agrícolas, comercialização de produtos, crédito rural, tudo que envolve o mundo do agro em um só lugar. Esse é o objetivo da Festa do Boi, maior evento agropecuário do nordeste brasileiro. A feira, que chega a sua 61ª edição teve sua abertura oficial no último sábado (07) e acontece até o dia 14 deste mês, está sendo realizada no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (RN).

Com o foco em levar serviços de forma dinâmica e acessível para o público presente, o Sebrae Rio Grande do Norte preparou uma grande estrutura, em um espaço de quase 5 mil metros quadrados. “Oferecemos inovação, tecnologia e experiência. Para que os visitantes conheçam e acessem soluções que possam ajudar o produtor, o empresário ou aquela pessoa que nunca imaginou o que o SEBRAE faz ou tem na festa do boi”, explica Elton Alves, Analista Técnico de Desenvolvimento Rural do Sebrae/RN.

No universo da Agência Sebrae Festa do Boi, as pessoas são acolhidas em uma fazendinha modelo com uma área demonstrativa de diversos modelos de negócios rurais: queijeira artesanal modelo, horta orgânica, meliponário, suínos, galinhas caipiras, etc. O espaço também conta com uma área de apresentação e desfile de bovinos e equinos melhorados geneticamente pelo programa Leite e Genética e Genepotro do Sebrae/RN.

A fazendinha oferece ainda um área de aquicultura: piscicultura de corte, peixes ornamentais, tilápia em tanque escavado, tecnologias sociais, biodigestor, arena do conhecimento e atendimento técnico para agroindústrias.

 

Projetos atuais para todas as cadeias

De acordo com Elton, durante toda a semana do evento, a Agência Sebrae realizará diariamente ações voltadas para todos os tipos de produtores presentes na festa. “Nós debatemos a meliponicultura/apicultura, caprinovinocultura, aquicultura, cotonicultura, bovinocultura, avicultura, fruticultura e suinocultura. Então oito dias, oito temáticas focadas nos seminários, nos quais estamos trazendo produtores das mais diversas regiões do país”, destaca ele.

Para ele, a importância do evento se dá justamente por essa oportunidade de levar profissionais reconhecidos, consultores especialistas em cada temática, que apresentam abordagens muito atuais. “Quem vem para os seminários da Festa do Boi vai beber da fonte do que há de mais atual sobre manejo, mercado, sanidade, produtividade para cada uma dessas atividades, além da ênfase na sustentabilidade”, garante Elton.

O gestor explica que durante a realização dos seminários, a programação vai acontecendo de forma dinâmica, onde diversas iniciativas são lançadas no próprio evento, como o lançamento do Programa de Melhoria Genética para Ovinos e Ostras. Além de tudo que é discutido nas cadeias, o Sebrae ainda abordará assuntos como gastronomia, diversidade e sucessão familiar rural.

Como estratégia de acesso a mercados, o Sebrae Terroir apresenta diversos negócios de alimentação fora do lar que foram selecionados via edital para participarem da feira, que este ano ganha uma galeria destinada a doces artesnais, cachaças do RN e os cafés especiais do nordeste. Há ainda exposição de negócios de impacto social, artesanato, ostras, camarão, queijos e cervejas artesanais.

Ações do Polo completam a programação

Ações do Polo Sebrae Agro também estão sendo realizadas na Festa do Boi para que o produtor saiba mais dessa iniciativa da instituição. “Na abertura de todos os seminários temos o vídeo que apresenta o Polo, a marca está ativada em diversos pontos do espaço e materiais impressos. Também estamos fazendo o Quiz do Polo Agro todos os dias na fazendinha, onde montamos uma arena do conhecimento e nela os competidores testam seus conhecimentos sobre a cadeia produtiva trabalhada no dia e concorrem a brindes exclusivos do Polo”, conta Elton.

Para aproveitar o público bem segmentado da feira, o SEBRAE também aplicou diversos banners sobre o Polo com QRcode para baixar as informações sobre a iniciativa, são e-books e muito conteúdo estratégico para impulsionar os resultados do produtor. “O polo está sendo apresentado na nossa região. Também estamos aproveitando as reuniões de eventos mais relevantes para apresentar o Polo e suas soluções. Nós sabemos a referência que o Polo tem se tornado e isso chegar ao produtor rural é de grande importância”, finaliza ele.

 

Para saber mais sobre a Festa do Boi, acompanhe a cobertura do canal AgroSertão:

Compartilhar