Cocriando o Futuro: Líderes em Movimento reúne Polos de Referência do Sistema Sebrae

calendar_month

Por Leydiane Alves

A cidade de Foz do Iguaçu (PR) foi palco da quarta edição dos Líderes em Movimento, evento que reuniu representantes dos 14 Polos de Referência do Sistema Sebrae, durante os dias 02 e 03 de outubro. A temática deste ano foi “Juntos Cocriamos o Futuro”, com foco na gestão compartilhada e os projetos que podem ser realizadas nos próximos três anos.

Dados do Sebrae apontam que os núcleos contidos nas estruturas dos Polos contam com 388 pessoas participantes, que já resultaram em 24 ações conjuntas nos últimos anos. Os grupos são divididos em três: temáticos, empresariais e setoriais. No segmento dos setoriais atuam os Polos de agronegócio (Goiás) e de indústria (Rio Grande do Sul). Para conhecer todos os Polos, dos demais segmentos basta clicar no link:https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/polos.

O diretor-técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, destaca que as atividades dos núcleos vêm para aproximar mais a instituição dos pequenos negócios. “Esse movimento vem trazendo temas cada vez mais amplos, considerando todo o aprendizado que desenvolvemos até hoje. Isso nos auxilia a olhar ao futuro, com foco em fazer mais e melhor, disseminar e entregar soluções para quem empreende e estar em quase todo o lugar, mais próximo de quem empreende”, afirma.

Oportunidade de conexão para o Polo Sebrae Agro

Segundo a coordenadora nacional dos Polos de Referência, Maria Consuelo Melo, o evento foi importante para gerar conexões para o Polo Agro, além de reforçar a atuação em rede e tornar a governança efetiva, a partir da agenda de futuro Cocriada no Evento Líderes em Movimento. “O evento propiciou o aprimoramento da Liderança dos Gestores do Polo Sebrae Agro para realização de ações conjuntas para o Sistema Sebrae”, disse ela.

O gestor estadual do Polo de Liderança e representante do Polo Sebrae Agro, Márcio Sant’ana, afirma que o evento proporcionou um contato com todos os líderes. “Isso permite que, juntos, possamos alcançar um resultado, trabalhando coletivamente e seguindo uma mesma diretriz”, destacou ele. Márcio disse ainda que é muito importante alinhar esse trabalho e cada Polo entender quais diretrizes serão adotadas visando cada segmento.

Já o coordenador de agronegócio do Sebrae Rio de Janeiro e também representante do Polo Sebrae Agro, Marcos Vasconcelos, pontuou que os assuntos apresentados no evento vão contribuir muito tanto pra gestão compartilhada do Polo Sebrae Agro, quanto com a gestão das iniciativas do polo por parte dos especialistas nos seus respectivos estados. “É importante pontuar a dinâmica de integração que ocorreu entre os vários polos que estão em operação no país. Isso proporcionou um melhor entendimento de todas as iniciativas em que o Sebrae vem atuando em favor do desenvolvimento dos nossos pequenos negócios”, destaca ele.

Desafios para os próximos anos

Victor Ferreira, analista do Sebrae Nacional e gestor Nacional do Polo Sebrae Agro, falou que durante o evento também foram apresentados possíveis desafios para os diferentes Polos. “Um desafio bem recorrente do Polo Sebrae Agro é a demanda dos clientes. E uma das soluções que a gente trabalha é para que nossas intervenções possam estar junto ao cliente final, e o Polo tem o papel de fazer esse trabalho”, afirma.

Márcio Sant’ana também reforçou que durante o evento foi apresentado um panorama geral das ações do Polo Sebrae Agro e quais os principais desafios que serão enfrentados entre os anos de 2024 e 2026. “Olhando para este cenário, também foram apresentadas as possíveis soluções para esses desafios. Então o trabalho teve esse viés de olhar para o desafio, mas também pensar em como superar essas dificuldades”, finalizou ele.

**Com informações da ASN Paraná

Compartilhar