Por Leydiane Alves
O CSS planeja apresentar na COP30 os resultados de soluções de baixo carbono e crédito de biodiversidade
Entre as inovações do sistema Sebrae, o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) se destaca como o polo de referência em sustentabilidade, atuando como um alicerce essencial no fornecimento de suporte aos pequenos negócios. Seu escopo abrange temas amplos, desde gestão ambiental até bionegócios, economia circular, gestão integrada de resíduos sólidos, economia de baixo carbono, biomética e outras áreas cruciais.
Com mais de 600 conteúdos desenvolvidos ao longo de seus 14 anos de existência, o CSS oferece uma gama diversificada de formatos, desde cartilhas, vídeos, infográficos e informativos até consultorias, workshops, oficinas, cursos e palestras. Este arsenal de recursos está disponível para produtores de todo o Brasil, sendo acessível de forma gratuita através do portal dedicado à sustentabilidade do Sebrae: sustentabilidade.sebrae.com.br.
Helen Camargo de Almeida, gerente do Centro, enfatiza a universalidade das soluções oferecidas. “Nossos conteúdos e soluções são para todo tipo de negócio, e temos materiais específicos para os produtores rurais”, ressalta. Essa abordagem inclusiva é essencial para alcançar e beneficiar a diversidade de empreendedores espalhados pelo país.
Segundo a gerente, a governança do CSS é sólida, envolvendo um Comitê Estratégico e um Comitê Gestor com representantes de todas as regiões do Brasil, além de uma Rede de Interlocutores com presença em todos os estados. Essa estrutura assegura uma abordagem abrangente e alinhada às necessidades regionais.
Helen ressalta a importância de inserir os pequenos negócios na pauta da sustentabilidade, destacando a necessidade de soluções e linguagem compatíveis com a realidade desse segmento. “É preciso empoderar e apresentar soluções que permitam os pequenos negócios inovarem e contribuírem para uma nova economia, ganhando competitividade e conquistando novos mercados”, afirma, destacando a visão proativa do CSS.
COP30 e olhar para o futuro
Olhando para o futuro, o CSS planeja apresentar na COP30 os resultados de soluções de baixo carbono e crédito de biodiversidade desenvolvidas e pilotadas desde 2019. Projetos colaborativos estão sendo construídos em parceria com outros polos, visando a captação de recursos internacionais para redução da pegada de carbono em diversos setores, com destaque para o envolvimento ativo dos pequenos negócios.
A colaboração entre os polos é enfatizada como uma estratégia eficaz. “Acredito que é super importante a produção conjunta entre os polos, isso otimiza recursos, dá mais visibilidade, agilidade nas produções e evita sobreposição. Cocriar com a inteligência coletiva é o que funciona no século 21, nossos clientes, os pequenos negócios, só têm a ganhar”, ressalta Helen.
Na COP30, o Sebrae, representado pelo CSS, busca consolidar sua presença e competência na temática da sustentabilidade, demonstrando sua capacidade de trabalhar ativamente com os pequenos negócios. O CSS, com sua trajetória consolidada, continua a desempenhar um papel fundamental na condução de projetos e iniciativas alinhadas aos princípios da sustentabilidade, fortalecendo assim o compromisso do Sebrae com um futuro mais sustentável e inclusivo.
Foto: Agência Brasil e Arquivo Pessoal