VejaTer uma marca própria de café pode ser um grande diferencial para empreendedores já ativos no mercado, ou porta de entrada para quem deseja empreender no setor.
Sem contar a água, o cafézinho é a bebida mais consumida do mundo: são bilhões de xícaras servidas diariamente. A cada três doses, uma é produzida no Brasil. Embora esteja longe de ser o maior consumidor do grão e figure em 14º lugar nesse quesito, o Brasil é responsável pela maior parte da produção mundial.
Não à toa, entusiastas do consumo de café e aspirantes a empreendedores estão buscando por opções de como ter a própria marca de café. Aliado a isso, pequenos negócios que já atuam com a oferta de café buscam na marca própria uma opção para aumentar a renda e se destacar da concorrência.
Vale a pena ter minha marca própria de café?
A decisão de criar sua própria marca de café é um passo significativo que requer cuidadosa consideração. Vale a pena lembrar que a indústria do café é altamente competitiva, mas também oferece oportunidades emocionantes para empreendedores apaixonados.
Ter sua própria marca de café permite personalizar a experiência do cliente, estabelecer conexões com fornecedores de café de alta qualidade e explorar nichos de mercado específicos.
Por isso, para te ajudar na tomada de decisão, trouxemos algumas informações relevantes da cafeicultura.
Alguns dados desse setor são:
- Oferta brasileira de café estimada para 2022: 53,4 milhões de sacas (60 kg)
- Exportações de janeiro a agosto de 2022: US$ 5,9 bilhões (alta de 61,4%)
- Área plantada: 1,9 milhão de hectares
A tendência global da marca própria
Duas tendências desse mercado são o consumo de cafés especiais, que respondem hoje por 15% do total, e a criação de marcas próprias por produtores e cafeterias – nicho ainda em fase de crescimento no Brasil, com algo entre 11% e 12% do market share da cafeicultura.
Na Europa, as marcas próprias representam 30% do consumo. A expectativa é que, nos próximos cinco anos, cheguem a 50% do comércio europeu, segundo dados da Associação Americana de Marketing (AMA)
A aposta é global. No Estados Unidos, 80% dos executivos do varejo pretendem investir de forma significativa em marcas próprias nos próximos anos, conforme indica um estudo divulgado pela Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro).
👉 Veja alguns pontos importantes tratados no material que você poderá acessar:
- Legislação para venda
- Requisito de embalagens do café
- Qualidade e técnicas de manejo do café e cafés especiais
- Incentivos do setor
- Estratégias de comercialização
Quer conferir mais informações sobre o mercado de marca própria de café?
Acesse o material abaixo: