Venda Nova do Imigrante é referência no Brasil pela receptividade com o turista, que é atraído pela boa gastronomia, belas paisagens e clima agradável. O socol já consiste em um dos principais atrativos do agroturismo na região.
Produto
O Socol é um tipo de presunto cru, ou seja, um embutido, envolto numa capa protetora. Inicialmente, ele era feito a partir da carne do pescoço de suínos. Atualmente, utiliza-se o lombo do porco para deixar o produto menos gorduroso. O clima frio é essencial para produção do socol por possibilitar a proliferação de fungos que curam a carne.
Os ingredientes autorizados para elaboração do socol são: lombo de carne suína resfriada, peritônio suíno, sal, pimenta-do-reino, alho. Para saborear esse produto diferenciado, é recomendado que se fatie o mais fino possível e que ele não seja cozido.
Território
O município Venda Nova do Imigrante foi emancipado de Conceição do Castelo e criado por meio da Lei nº 4.069/1988. A área delimitada abrange oito regiões do município de Venda Nova do Imigrante, que se localiza na região Serrana do estado do Espírito Santo.
O clima da região é frio e úmido, com temperatura média de aproximadamente 18,5 graus, e o relevo é montanhoso, com altitude variando de 630 a 1550 metros. A região possui vegetação nativa e diversas nascentes que contribuem para a bacia do rio Itapemirim.