Erva-mate de São Mateus

Paraná Erva-Mate Indicação de Procedência calendar_month

A cultura da erva-mate de São Mateus (Ilex paragiiariensis St. Hil), uma planta cujas folhas e ramos finos são beneficiados para posterior comercialização, tem grande valor comercial em muitos estados do Brasil, além de ser um elemento indissociável da dieta alimentar de parte da população, também tendo um alto valor terapêutico. Na região de São Mateus do Sul, sua produção se diferencia por fatores como ambiente de cultivo, tipos de semente, nutrição do solo e podas.

PRODUTO

Os produtos da Indicação de Procedência São Mateus são elaborados a partir de partes vegetais de erva-mate (Ilex paraguariensis St Hill) 100% procedentes da região delimitada para esta indicação.

São protegidos pela Indicação de Procedência os produtos elaborados com erva-mate, definidos pela legislação brasileira: sementes de erva-mate; mudas de erva-mate; erva-mate cancheada; erva-mate para chimarrão, erva-mate para tererê e chá mate.

TERRITÓRIO

A região de São Mateus do Sul, no Paraná, possui condições climáticas peculiares. O volume colhido a cada ano, em áreas de ocorrência natural da planta (ervais nativos), torna a região uma das maiores fornecedoras de erva-mate do país, respondendo por 14% da produção. Isso permite que o ambiente favoreça o desenvolvimento da atividade e consegue conferir tipicidade à erva-mate colhida e aos produtos elaborados.

Cabe notar que os efeitos do clima não se restringem à erva-mate. A produção da erva-mate se dá em consórcio com outras espécies florestais, nativas da região, cujo crescimento e desenvolvimento também são afetados pelo clima local. Assim, a interação entre clima, plantas do consórcio e erva-mate são fatores de grande relevância para a qualidade do produto.

Conteúdo original e demais observações aqui.

Compartilhar