A produção de melão de Mossoró representa, em certas épocas do ano, mais de 80% do mercado. A competitividade e as exigências internacionais transformaram a agricultura praticada pelos produtores da região, que apresenta um alto grau de profissionalismo, resultando num produto de qualidade e apresentação visual atraente.
PRODUTO
O melão produzido nessa região tornou-se conhecido no Brasil e no mundo como melão de Mossoró.
O melão (cucumis mello), embora confundido como fruta, é uma hortaliça muito apreciada. Excelente fonte de vitamina A, C e muitos minerais, como o potássio e suas fibras dietéticas, é altamente nutritivo e refrescante. O melão de Mossoró é ótimo para ser degustado in natura ou em sucos. Suas características nutricionais fazem dele excelente recompositor energético.
Uma curiosidade são suas sementes comestíveis, deliciosas quando tostadas e salgadas. Em termos de frescor, o melão da Região de Mossoró é de reconhecida reputação!
TERRITÓRIO
A região de Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte, é de clima tropical semiárido, e propícia para a produção do melão de grande valor no mercado nacional e no exterior. Os melões cultivados na região encontram excelentes condições climáticas, possuindo ótima aparência, harmonia e sabor.
As características gerais do solo e da irrigação, combinados com os índices de insolação, temperatura, velocidade do vento e precipitação, apresentam uma perfeita combinação para produção de um melão de melhor qualidade.
Em algumas áreas, de solo mais arenoso, os produtores têm a possibilidade de plantio durante todo o ano, sobretudo porque esses solos não armazenam água, diminuindo a umidade na superfície do solo, garantindo as suas excelentes propriedades e características.