Desde o século XIX, há o reconhecimento do valor cultural do biscoito em São Tiago. Fazer biscoitos em São Tiago é recordar gerações, é fazer o que sempre se fez, é voltar ao passado. Da simples atividade de se fazer o biscoito, se estabeleceu uma tradição local. A confecção do biscoito artesanal deu continuidade a essa herança deixada à cidade.
PRODUTO
A receita é simples: os biscoitos são obtidos através do amassamento e cozimento conveniente de massa preparada com farinhas, amidos, féculas fermentadas ou não, e outras substâncias alimentícias. Mas, o ingrediente secreto, está no seio de cada família são-tiaguense, a sua forma tradicional de fazer biscoitos artesanais, que é passada de geração a geração. São encontrados mais de 20 tipos de biscoitos artesanais nas padarias de São Tiago.
TERRITÓRIO
Localizada no interior de Minas Gerais, São Tiago é a terra dos biscoitos. A festa do “Café com Biscoito” criada pela própria população, que perdura por anos e anos, é a concretização desta tradição.
No mês de setembro, ocorre o tradicional evento na Praça da Matriz. Com a presença dos artesãos, das famílias, dos grandes fabricantes de biscoitos, toda a cidade se concentra nessa comemoração, presenteando amigos e parentes com os deliciosos biscoitos artesanais de São Tiago. Os visitantes degustam biscoitos juntamente com o café, saboreando o melhor da cidade.
Com a instituição da Parada do Café-com-Biscoito, retomando as paradas dos tropeiros, São Tiago alcança objetivos culturais e econômicos, resgatando as suas tradições, fortalecendo seus valores locais e atraindo um número expressivo de turistas e visitantes.