O uso de energia renovável têm crescido em razão da busca por formas econômicas e sustentáveis de gerar energia. Esse insumo é prioritário não só para o setor do agro, mas para toda a economia.
A eletricidade de origem renovável no Brasil é três vezes superior à média global: 83% da oferta energética brasileira vem de fontes renováveis; no mundo, são 27%.
Com base em uma tendência de aumento das matrizes de energia renovável em nível mundial, um estudo publicado pelo Nature Communications prevê a redução de 80% da poluição causada pela geração de energia até 2050.
Quais os benefícios de gerar energia renovável na atividade rural?
Além das questões ambientais, produtores rurais que adotam sistemas de geração de energia renovável nas propriedades têm vantagens relevantes na produtividade, agregação de valor ao cultivo, redução de custos e qualidade de vida.
Com a redução de custos resultante da transição energética da propriedade, há maior possibilidade para que haja investimentos em aparatos tecnológicos que melhoram ainda mais a produtividade e dão melhores resultados.
Em Alagoas, 1,2 mil produtores foram habilitados na política de Biocombustível Social. Isso permitiu a recuperação de 250 ha de áreas plantadas antes atingidas pela seca.
As principais formas de produção de energia limpa e renovável:
- Micro e mini-hidrelétricas: produzem eletricidade a partir de rios;
- Biocombustíveis: substituem o diesel de petróleo e são produzidos a partir da biomassa animal ou vegetal;
- Biogás: geração de energia a partir da queima ou conversão de materiais orgânicos de origem animal ou vegetal (biomassa);
- Energia eólica: geração de energia elétrica a partir da força do vento.
- Energia solar: geração de energia a partir da captação da luz solar por painéis fotovoltaicos.
Deseja conhecer mais a fundo sobre as fontes de energia renovável, seus benefícios para a atividade rural, além de programas e incentivos? Acesse o material completo e confira o estudo.