As plantas medicinais e aromáticas são espécies vegetais com propriedades terapêuticas, medicinais ou aromáticas amplamente usadas em práticas de saúde, culinária e cosmética. Elas são valorizadas por seus princípios ativos, que podem auxiliar na prevenção e no tratamento de doenças, enquanto as aromáticas destacam-se por seus cheiros característicos, que conferem sabores a alimentos e fragrâncias a produtos.
Antes de iniciar um cultivo de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, é fundamental conhecer alguns regulamentos que orientam essa atividade para entrada no mercado, bem como técnicas adequadas em etapas do cultivo, colheita, beneficiamento e comercialização.
A crescente demanda no Brasil
O mercado dessas plantas apresenta um crescimento impulsionado pela busca por alternativas naturais e sustentáveis em alguns setores.
- Na fitoterapia, por exemplo, que usa plantas e vegetais para prevenir e tratar doenças, o mercado movimenta cerca de R$ 173 milhões ao ano no Brasil.
- Já os cosméticos naturais e orgânicos, que podem levar plantas aromáticas em suas formulações. Esse mercado cresce cerca de 10% ao ano no Brasil –mais que os cosméticos tradicionais, que crescem em média 5% ao ano.
Neste conteúdo, você irá conferir sobre as plantas medicinais e aromáticas:
- O potencial dessas plantas
- Boas-práticas do cultivo até a comercialização
- Regulamentos e exigências para o setor