Comercialização de produtos orgânicos

Relatório de Inteligência calendar_month

A agricultura orgânica é um sistema de produção que busca a otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos mediante o uso de técnicas e práticas que não coloquem em risco a saúde de consumidores, assim como dos trabalhadores e do meio ambiente. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) considera produtos orgânicos, in natura ou processados, aqueles obtidos em um sistema orgânico de produção agropecuária, ou oriundo de processo não prejudicial ao ecossistema local.

Mercado mundial de produtos orgânicos

A agricultura orgânica global avançou nos últimos 20 anos. Afinal, a área cultivada representava cerca de 15 milhões de hectares no início dos anos 2000 e fechou 2020 com aproximadamente 75 milhões de hectares. Além disso, o número de produtores orgânicos aumentou 7,6% em 2020 em relação ao ano anterior e chegou a 3,4 milhões de unidades rurais de produção. O mercado brasileiro de produtos orgânicos movimentou em torno de R$ 5,8 bilhões em 2020, valor 30% superior ao de 2019.

Em 2021, um estudo da Organis junto à Brain Inteligência Estratégica, intitulado “Panorama do consumo de orgânicos no Brasil”, e que abrangeu todo o território nacional, constatou que o consumo de orgânicos pelos brasileiros cresceu 63% em 2021 em relação a 2019, e 106% em relação a 2017. O potencial de crescimento do consumo de produtos orgânicos foi percebido em todas as regiões brasileiras, no período entre 2019 e 2021.

Saiba mais: em estudo realizado pelo Polo Sebrae Agro, é possível se aprofundar na visão dos consumidores brasileiros sobre o consumo de orgânicos a partir de comentários dos usuários nas redes sociais. Clique aqui e confira!

Potenciais de mercado

  • Alinhar aspectos de preservação ambiental, crise climática e redução de desigualdades socioambientais com a produção de alimentos saudáveis.
  • Implementar ações de rastreabilidade dos produtos.
  • Desenvolver modelos cooperativistas de autogestão para difusão tecnológica, aquisição de insumos e venda orientada de produtos.

 

Nesse sentido, abordamos neste material:

  • o comportamento do consumidor brasileiro;
  • locais de compra e limitadores do consumo;
  • comercialização e canais de vendas de produtos orgânicos;
  • oportunidades e desafios do mercado de orgânicos; e
  • técnicas de produção e de venda de produtos orgânicos.

 

Para saber mais sobre a comercialização de produtos orgânicos: