A cadeia produtiva no agronegócio é uma sequência de etapas ou operações interligadas desde o fornecimento de insumos até a oferta dos diversos produtos acabados ao consumidor final.
Os atores que compõem as cadeias de produção compartilham dados setoriais, identificam oportunidades para os seus produtos e traçam estratégias orientadas ao mercado. No Brasil, as empresas que atuam no agronegócio estão alocadas em cinco setores de produção de alimentos, fibras e bioenergia:
1) Insumos;
2) Agropecuários;
3) Processamento;
4) Distribuição;
5) Consumidores finais.
Importância de otimizar a cadeia produtiva no agronegócio
Na agropecuária, as ferramentas tecnológicas da Transformação Digital permitem visualizar e atuar de forma mais precisa por todo o processo produtivo, diminuindo riscos operacionais nos tratos fitossanitários e tomando decisões mais alinhadas à sustentabilidade. Com a disponibilidade de dados de todas as atividades da propriedade, é possível evitar falhas e garantir maior produtividade das lavouras e da criação animal. Outro ganho é relativo ao gerenciamento de estoques dos insumos e materiais, que passa a ser mais prático. Por fim, o
controle de custos é bem mais preciso e seguro.
Neste conteúdo, você confere os desafios e as oportunidades da organização da cadeia produtiva para o pequeno agronegócio.
Veja os temas detalhados no material completo:
- Importância de otimizar cadeias produtivas
- Tendências de inovação e otimização no agronegócio
- Principais desafios do agronegócio
- Modelos de otimização da cadeia produtiva
Baixe agora e saiba como as cadeias produtivas do agronegócio podem ser otimizadas!