Agronegócio na Amazônia: o desafio de conciliar produção e sustentabilidade

Relatório de Inteligência calendar_month

O agronegócio na Amazônia é um dos temas centrais na discussão sobre desenvolvimento sustentável no Brasil. Enquanto o país é mundialmente popular como um dos principais atores no cenário agropecuário, graças às vastas áreas agricultáveis e recursos naturais abundantes, sua liderança não termina na produção em larga escala. O Brasil também se destaca na implementação de sistemas agroambientais, os quais têm como objetivo conciliar a produção agrícola com a preservação do meio ambiente.

A Amazônia, reconhecida por abrigar uma das maiores biodiversidades do planeta e por sua função vital na regulação do clima global, é também uma região crucial para os esforços de preservação ambiental. Portanto, é de extrema importância que o agronegócio na Amazônia adote práticas que equilibrem produção e sustentabilidade. Para apoiar essa missão, existe o Fundo Amazônia, estabelecido em 2008. Esta é uma iniciativa de cooperação internacional dedicada ao financiamento de projetos que visam reduzir o desmatamento e incentivar o uso sustentável desta região.

 

Agronegócio na Amazônia

Segundo dados do Fundo Amazônia, cerca de 653 instituições foram apoiadas, beneficiando 241 mil pessoas com as atividades produtivas sustentáveis e gerando uma receita de R$ 294 milhões obtida com a comercialização de produtos. 

 

Neste conteúdo você encontrará mais informações sobre:

  • A agricultura e a preservação do meio ambiente;
  • Principais técnicas sustentáveis de produção de alimentos;
  • A produção de alimentos na região amazônica;
  • Os desafios e possibilidades para a agricultura familiar na Amazônia;
  • Exemplos bem sucedidos.
Compartilhar