A B.nano é uma startup spin-off do Laboratório de Nanotecnologia Ambiental da UNESP de Sorocaba. A startup foi fundada em agosto de 2022, sendo reconhecida como empresa filha das universidades UNICAMP e UNESP. A empresa é fundada por pesquisadores com amplo know-how no desenvolvimento e caracterização de formulações baseadas em micro e nanopartículas para compostos ativos e microrganismos. A B.nano possui como base a síntese de suas formulações com polímeros biodegradáveis, com princípios da química verde, visando produtos que levem à sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.
A B-nano nasce com a missão de transformar o manejo agrícola por meio da nanotecnologia e a química verde, através do desenvolvimento de nanopartículas baseados em biopolímeros, resultando na produção de formulações para o controle de pragas, desenvolvimento vegetal, gerando a proteção de lavouras de forma eficiente e segura para o agricultor e o meio ambiente
O que B.nano faz:
- Cromatografia líquida de alta eficiência: um equipamento de cromatografia de alta eficiência Thermo Fisher (modelo Dionex UltiMate 3000 HPLC), que oferece precisão para detecção e quantificação de ingredientes ativos usados pela indústria. O sistema possui detecção UV e fluorescente.
- Espectrofotometria: técnica de espectrofotometria gera uma série de informações, como a identificação de grupos funcionais de compostos orgânicos e íons metálicos. A partir desta técnica se pode obter resultados qualitativos e quantitativos de substâncias químicas. As análises são realizadas por um espectrofotômetro Varian Carry 50.
- Fluorimetria: análises de para quantificação de compostos por fluorimetria (equipamento modelo Cary Eclipse Fluorescence Spectrophotometer G9800A) Uma técnica extremamente sensível, na qual pode-se obter dados qualitativos e quantitativos de substâncias que possuem fluorescência.
- Desenvolvimento e validação para análises de detecção e quantificação: criação de metodologias analíticas e quantificação de ativos químicos (além da extração e quantificação de amostras de solo e água).
- Consultoria e treinamento: a B.nano oferece cursos de captação teórico e prático para uso das técnicas citadas no portifólio, assim como o desenvolvimento de metodologia, analise e interpretação de resultados.
- Desenvolvimento de sistemas micropartículados: usado em diferentes áreas da indústria. Destaca-se o uso para microencapsulação de microrganismos, entre as vantagens.
- Desenvolvimento de sistemas nanopartículados: co-desenvolvimento de produtos a partir de técnicas de nanoencapsulamento para dar um upgrade no seu produto.
Impactos:
- Proteger as moléculas ativas contra degradação prematura devido a fatores ambientais;
- Promover uma entrega sustentável e direcionada de moléculas ativas;
- Diminuir a quantidade de insumos agrícolas melhorando seu efeito biológico;
- Melhorar a absorção de nutrientes pelas plantas, resultando em culturas mais produtivas;
- Aumento do mecanismo de defesa da planta contra estresses bióticos e abióticos;
- Entrega de materiais genéticos;
- Aumentar a resiliência das plantas a ambientes agressivos e mudanças climáticas e;
- Monitoramento preciso da presença de pragas e doenças, concentração de pesticidas, qualidade do solo, entre outros, através do uso de nanosensores.
Conteúdo original e demais observações aqui.