Em 2019 surgiu a Agrorigem – The Coffee ID com o objetivo de conectar produtores a compradores de cafés, tendo o propósito de ajudar produtores locais e também produtoras mulheres a terem mais reconhecimento no mundo dos especiais. A Startup nasceu e ficou incubada no Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações – por 2 anos com o foco em inovação na comercialização de cafés.
A Agrorigem se posiciona como uma entidade inovadora no mercado de cafés especiais, promovendo transparência e comprometimento em toda a cadeia de valores. Este compromisso não apenas reforça a autenticidade de seus produtos, mas também fortalece relações com produtores e consumidores, promovendo uma cultura de qualidade e responsabilidade.
Localizada em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, a Agrorigem enfatiza a valorização da mulher brasileira no setor cafeeiro, através de iniciativas como “Agrorigem By Woman”. Este enfoque não apenas eleva o papel das mulheres na indústria, mas também assegura a produção de café de alta qualidade, engajando a comunidade em um propósito comum.
O que a Agrorigem faz:
Hoje a marca é uma plataforma multilateral que abre novas oportunidades de venda de café diferenciados para o produtor, conectando produtores e produtoras aos torradores, unindo a cadeia oferecendo variedades de perfis de cafés, de origens diferentes, agilidade, confiança, transparência e preocupação com uma agricultura sustentável e regenerativa para compradores de todos os continentes.
A marca trabalha com mais de 300 produtores localizados em regiões montanhosas de diversas origens produtivas do Brasil, como, por exemplo, a Mantiqueira de Minas e a Mogiana Mineira.
Impactos:
- Originar e vender cafés de acordo com a demanda do comprador, oferecendo transparência e qualidade nos processos.
- Promoção de uma economia sustentável.
- Volume de sacas garantido.
- Relacionamento com mais de 300 produtores locais.
- Rastreabilidade da Origem.
- Reservas Legais respeitadas.
- Armazenamento constantemente auditado.
- Embalagem que preserva a qualidade do café.
- Experiência de logística internacional.
- Mais de 3 continentes já conhecem a marca.