A propriedade rural deve ser administrada como uma empresa, pois precisa dar retorno financeiro para garantir a sobrevivência do negócio e de seus donos. Isto é, o conceito de gestão, mesmo com o uso de ferramentas simples, pode e deve ser aplicado na atividade agrícola. O uso de ferramentas e tecnologias de gestão na agricultura familiar, segundo o Centro de Inteligência de Orgânicos (CI) “é o grande diferencial competitivo, já que a gestão está relacionada ao aperfeiçoamento das estratégias para que o negócio possa alavancar os lucros e reduzir os custos”.
Novas soluções digitais e tecnologias de gestão rural
A gestão é tão importante para o campo que hoje existem mais de 1,5 mil agtechs brasileiras em atividade, isto é, startups do agro, muitas delas voltada para tecnologias de gestão. Assim sendo, o segmento de pequenas empresas agrotecnológicas teve investimentos na ordem de US$ 67,3 milhões em 2021.
Objetivos do uso de tecnologia
O objetivo de usar ferramentas de gestão e softwares na agricultura familiar é mitigar a falta de informações e ter maior controle sobre a produção, seja na aquisição de insumos e matérias primas, na comercialização ou na contabilidade da fazenda. Assim, pode-se obter qualidade maior para os produtos, redução de custos e melhor gestão do crédito rural.
No conteúdo completo, você confere exemplos de agtechs e muito mais:
- Gestão e planejamento antes, dentro e depois da porteira
- Objetivos do uso de tecnologia
- Gestão e cooperativas
- Modelo de gestão rural
- Softwares para gestão na agricultura
- Tecnologias de gestão na prática
- Cursos e capacitação