A fruticultura integrada visa a interação entre árvores frutíferas e outras culturas agrícolas, desse modo, é uma abordagem promissora nos Sistemas Agroflorestais (SAFs). Os SAFs, sob o mesmo ponto de vista, englobam práticas e sistemas agrícolas de uso da terra que estão integrados com formas de sustentabilidade ecológica e econômica. Assim sendo, há uma maior diversificação das espécies e, com isso, busca-se integrar os objetivos do produtor com o potencial ambiental daquela propriedade.
De acordo com a Embrapa, a disponibilidade de espaço entre as fileiras de árvores frutíferas, o tempo longo entre o plantio e o início da fase produtiva e o alto investimento financeiro no estabelecimento e na gestão de pomares fazem do fruto uma atividade de alto risco para pequenos produtores. Portanto, a produção de vegetais, grãos e frutas de ciclo mais curto entre as linhas do pomar é uma maneira de aumentar e diversificar a produção, gerar renda mais rapidamente e promover a intensificação produtiva da fazenda.
Tipos de SAFs
O SAF engloba diversas formas de produção e cultivo. Eles devem considerar características naturais da região e as espécies com maior capacidade de adaptação às condições ambientais existentes. Os critérios também abrangem impactos econômicos sobre a mão de obra familiar, possibilidades de infraestrutura para manejo, transporte e finalidade da produção, além de perspectiva de mercado para o que for produzido. A seguir estão algumas formas de SAFs que você encontrará neste material:
- Sistema Filho: tipo de SAF, elaborado pela Embrapa, que integra a produção de frutas, grãos e hortaliças. Por meio de formas eficientes e versáteis de irrigação, pode ser aplicado em plantações intensivas de pequenas áreas rurais ou urbanas.
- Sistemas silvipastoris: engloba a integração entre árvores e pasto ou agricultura, árvores e pasto. A finalidade desse tipo de sistema é a produção leiteira ou de corte, de madeira e, nos casos em que há agricultura, de alimentos. Há situações em que se substitui a criação de gado por outros animais, como abelhas.
- Aleias: tem o objetivo de melhorar a fertilidade do solo com custos menores, prover abrigo para predadores naturais de pragas ou mesmo proteger a plantação. As árvores são postas em fileiras com espaço entre si, com a função de melhorar a qualidade do solo. Ou seja, fornecer uma forma de adubo orgânico ao solo diante da decomposição das podas das árvores.