Produtos lácteos com valor agregado: estratégias para diferenciação no mercado

Relatório de Inteligência calendar_month

Em 2024, o cenário global do mercado de laticínios tem valor estimado em US$ 620 bilhões. As expectativas da Mordor Intelligence são de que esse número chegue a atingir US$ 768,8 bilhões até 2029. Dentro desse mercado, um segmento vem ganhado destaque: os produtos lácteos com valor agregado.

Projeções recentes indicaram uma crescente demanda por produtos de maior valor agregado, especialmente o queijo. Para o Brasil, outro fator de importância é o crescimento na exportação desses produtos, demonstrando o potencial do país em competir globalmente e revelando oportunidades para empreendedores expandirem seus negócios.

 

Produtos lácteos com valor agregado: tendências de consumo

O leite sempre esteve presente no dia a dia dos brasileiros, portanto, é considerado uma das principais commodities do setor agropecuário. Por outro lado, uma análise da Associação Brasileira dos Produtores de Leite indicou que os brasileiros reduziram o consumo de leite e seus derivados, com um consumo per capita de cerca de 128 litros por ano – antes, a estimativa era de 150 litros. Esse declínio pode ser atribuído a diversos fatores, como:

  • os econômicos, o nível de renda e os preços relativos;
  • os demográficos, como a urbanização;
  • e os socioculturais. 

Mas, mesmo diante de uma redução no consumo, em 2023, o Brasil foi apontado pelo Statista como o maior consumidor de leite entre os países analisados da América Latina e do Caribe. Além disso, projeções recentes indicaram uma melhora para o mercado de lácteos. E o destaque de crescente demanda, foi especialmente por produtos de maior valor agregado, sobretudo o queijo. 

 

Nichos de atuação

  • Produtos sem lactose;
  • Produtos orgânicos;
  • Lácteos de vacas criadas a pasto;
  • Lácteos enriquecidos ou com propriedades funcionais.

 

Para se destacar nesse mercado, adote estratégias que aumentem a percepção de valor da sua marca, como diversificação, por exemplo, explorando novos mercados e produtos. Aplique técnicas de branding, criando uma identidade forte com embalagens atraentes, divulgação e certificações de qualidade. Além disso, é possível apostar em comunicação e marketing para o negócio, usando mídias sociais e parcerias com influenciadores para aumentar o engajamento e a fidelidade à marca.

Por fim, esteja atento às tendências, analise o mercado e a concorrência, e defina prioridades claras. Com um bom planejamento, você pode alcançar o sucesso.

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