A tendência que está em curso para tornar o agronegócio mais sustentável por meio de sistemas de produção e cultivo menos agressivos já é uma realidade para muitos produtores rurais brasileiros. O uso de bioinsumos, ou recursos biológicos, vem ganhando cada vez mais destaque devido às suas diversas possibilidades de aplicação.
Eles são utilizados no campo com o intuito de aproveitar a biodiversidade do país, reduzir a dependência de insumos importados e diminuir os custos de produção. Aliás, os bioinsumos já são utilizados há muito tempo. Para se ter uma ideia, na Bacia Amazônica são encontradas manchas escuras no solo, conhecidas como “terra preta de índio”. Elas indicam a ação humana no acúmulo de resíduos orgânicos para fertilizar o solo. E isso é algo que começou a ser realizado pelos indígenas há milhares de anos.
PNB — Os bioinsumos ganharam destaque após o lançamento do Programa Nacional de Bioinsumos (PNB) em 2020, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Não à toa, no ano de 2020, foi realizado o controle de pragas utilizando bioinsumos em cerca de 10 milhões de hectares no país, o que movimentou R$ 1,18 bilhão, de acordo com dados do Mapa.
Afinal, o que são bioinsumos?
Os insumos biológicos são produtos, tecnologias ou processos agroindustriais, desenvolvidos a partir de enzimas, extratos, microrganismos, macrorganismos (invertebrados), metabólitos secundários e feromônios. São destinados ao uso na produção, no armazenamento e no beneficiamento de produtos agropecuários. Além disso, muitas comunidades biológicas usadas na fabricação dos bioinsumos estão na propriedade, como rúmen, compostagem, urina de vaca, leite de pedra, entre outros, reduzindo ainda mais os custos.
Benefícios e vantagens
Torna a produção agrícola sustentável, pois reduz os impactos ambientais e a emissão de gases do efeito estufa.
Melhora a qualidade do solo ao estimular a biodiversidade de microrganismos.
Aumenta a produtividade e a qualidade do que é produzido na lavoura.
Reduz custos com defensivos e fertilizantes, aumentando a lucratividade.