O território de São Bento de Urânia é tão propício para o cultivo de inhame que ao longo do tempo a região desenvolveu a sua própria cultivo do tubérculo, o Inhame São Bento. Uma tradição que fez com que hoje a região seja conhecida nacionalmente como a capital do inhame.
PRODUTO
Originário do sudeste asiático, o inhame é plantado desde a antiguidade. Este tubérculo possui elevado valor nutritivo e energético, contendo vitaminas e sais minerais. O inhame contém grânulos pequenos, assim é um alimento de fácil digestibilidade.
Somente podem utilizar o selo da Indicação Geográfica São Bento de Urânia os inhames da variedade São Bento. Essa variedade foi registrada como cultivar no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2008, pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
TERRITÓRIO
São Bento de Urânia faz parte da zona rural de Alfredo Chaves, município localizado no sul do Estado do Espírito Santo. A região é um dos maiores produtores de inhame do Brasil e por isso o município de Alfredo Chaves é conhecido como a Capital do Inhame, sendo que cerca de 80% dessa produção vem da região de São Bento de Urânia.
A região apresenta clima ameno e solo arenoso, propício para a plantação de inhame. A temperatura da região varia de 2 graus Celsius no inverno a 30 graus no verão e a altitude da área de plantio está entre 800 e 1.200 metros. O relevo da região consiste tanto em planícies próximas ao rio quanto em áreas montanhosas.