A carne do Pampa Gaúcho da Campanha Meridional é uma especialidade produzida numa das mais belas regiões do Brasil. As pastagens naturais recortadas pelas matas ciliares são uma das maiores diversidades florísticas do mundo. O forte do pampa é o equilíbrio: caracteriza-se por uma paisagem bucólica belíssima, preservada por bovinos e equinos que, há quase quatro séculos, representam a atividade agropastoril mais antiga do continente sul-americano.
PRODUTO
A carne do Pampa Gaúcho da Campanha Meridional obedece um programa de avaliação da conformidade que analisa o processo de produção e o produto final, controlado pelo Conselho Regulador da Associação dos Produtores de Carne do Pampa Gaúcho da Campanha Meridional – APROPAMPA.
É a única carne brasileira com Indicação de Procedência, produzida exclusivamente a partir das raças Angus e Hereford, com alimentação exclusiva de pastagens nativas, nativas melhoradas ou cultivadas de inverno, num regime de criação extensivo, no qual os animais são rastreados desde o nascimento.
TERRITÓRIO
O Pampa Gaúcho da Campanha Meridional, localizado no Rio Grande do Sul, tem clima temperado, com temperaturas médias de 18°C, formado basicamente por um relevo plano, levemente ondulado, onde se situam os campos de produção pecuária, e por várzeas que se caracterizam por áreas baixas e úmidas. A área da Indicação de Procedência possui 1.293.479,04 hectares, totalmente inseridos no Bioma Pampa.
O Pampa Gaúcho da Campanha Meridional encontra-se na área de maior proporção de campos naturais preservados do Brasil.