Busque transparência e conformidade ética na cadeia de suprimentos do agronegócio para exportação. A metodologia de auditoria social SMETA (Auditoria Ética Comercial dos Membros da SEDEX) é uma solução da SEDEX a fim de avaliar condições de trabalho, direitos humanos, saúde, segurança e muito mais, através de duas modalidades:
- com 2 pilares (abrangendo direitos humanos, trabalhistas, saúde, segurança e legislação ambiental local) e
- com 4 pilares (adicionando ética nos negócios).
Principais impactos e resultados no agronegócio para exportação:
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Avaliar condições de trabalho na cadeia de fornecimento;
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Garantir conformidade com padrões éticos;
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Promover melhorias contínuas com fornecedores;
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Reforçar a posição da marca em termos de conformidade ética;
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Eliminar redundâncias de certificações, pois a SEDEX tem reconhecimento internacional.
O que preciso saber:
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As empresas devem se preparar para até 60 dias de auditoria, que incluirá pelo menos uma visita presencial;
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Após a conclusão, um relatório final será fornecido em até 5 dias úteis.
Público alvo:
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Produtores rurais, Microempreendedores individuais, Microempresas e Empresas de pequeno porte.
Setores de interesse:
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Agronegócio, Agroindústria, Agrícola e Fruticultura.
Documentação necessária:
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Motivação para a certificação SMETA/ETI;
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Checklist da auditoria ETI/SMETA publicado no Sedex;
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Características da empresa, processos e produtos;
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Mercados-alvo.
Pré-requisitos:
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Poder ir a visitas e reuniões com a prestadora de serviço;
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Fornecer todas as informações necessárias sobre processos, produtos ou serviços;
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Estar ciente de que a obtenção da certificação não é garantida.
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